Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: Aula Magna na Extensão de Blumenau
Edição n° : 192 Data: 12/03/2012

Desembargador Sylvio Capanema de Souza ministra a palestra “A Magistratura para o século XXI ” na Furb

 
 

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Universidade Regional de Blumenau, e com a Fundação Fritz Muller promoveu a Aula Magna do Curso de Preparação à Magistratura com a palestra: "A Magistratura para o século XXI”, proferida pelo Desembargador Sylvio Capanema de Souza.

Realizado no dia 09 de março, última sexta feira, no Auditório da Fundação Fritz Muller, em Blumenau, o evento organizado pela Coordenadora da Extensão de Blumenau Juíza QuitériaTamanini Vieira Péres, teve início às 19h30min, e contou com a participação dos alunos da Esmesc, Magistrados, Professores, acadêmicos do curso de direito e operadores do Direito.

Com o auditório lotado, o Desembargador Sylvio Capanema apresentou a sua visão de como deve ser o magistrado na sociedade contemporânea. “As responsabilidades dos juízes cresceram muito. Eles não são mais tão somente a “Boca da Lei”, nas palavras de Montesquieu. O juiz moderno tem que sangrar junto com as feridas de sua comunidade, chorar as mesmas lágrimas. Não temos que ficar comprometidos somente com o texto da lei, mas também com justiça social. Temos que nos transformar em “Quixotes brasileiros”, vestir as nossas armaduras e lutar por um novo Brasil. Eu acredito que esta nova ordem jurídica, da qual vocês fazem parte, pode construir um novo país. Não podemos nos acomodar com essa realidade. Temos que ser permanentemente inconformados com o nosso tempo, sermos agentes da mudança”, sublinhou.

Estiveram no evento o reitor da FURB, Prof.Dr. João Natel Polonio Machado, e o Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, diretor geral da Esmesc, ambos discursaram sobre a parceria estabelecida entre Esmesc, Associação dos Magistrados Catarinenses, Fundação Fritz Muller e a FURB, iniciada em 2008, com a assinatura de um convênio que possibilitou a abertura de uma extensão da Escola de Magistratura na Universidade. Importante destacar que ao longo desses 4(quatro) anos mais de 250(duzentos e cinquenta) alunos já se formaram nos cursos oferecidos.

Concretizando o projeto de interiorização da Esmesc, que objetiva disponibilizar seus Cursos àqueles que estão geograficamente distantes da sua Sede em Florianópolis, a Escola se orgulha em registrar que atualmente conta com extensões nas cidades de Blumenau, Canoinhas, Criciúma, Joaçaba e Joinville, atingindo 243(duzentos e quarenta e três) alunos, número que tem crescido a cada dia, já que as inscrições para as Extensões de Canoinhas e Joinville continuam abertas.