Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: Aula Magna na Extensão de Joinville
Edição n° : 194 Data: 21/03/2012

Desembargadora Salete Silva Sommariva palestra na aula magna na Extensão de Joinville

 
 

A Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc iniciou, na última sexta-feira, com palestra na aula magna ministrada pela Desembargadora Salete Silva Sommariva, o início das atividades acadêmicas dos alunos dos Módulos I, da Extensão de Joinville.

Realizado no dia 16 de março, última sexta feira, no Tribunal do Júri do Fórum de Joinville, o evento organizado pelo Coordenador da Extensão de Joinville Juiz André Alexandre Happke, teve início às 19h30min, e contou com a participação de 150(cento e cinquenta) pessoas entre alunos da Esmesc, Magistrados, Professores, acadêmicos e operadores do Direito.

O juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, diretor geral da ESMESC, fez uso da palavra na abertura do evento e ressaltou a importância da capacidade de reflexão do profissional do século XXI. “O que caracteriza o profissional do século XXI é justamente a capacidade de pensar no que está fazerndo, o profissional do século XX repetia mecanicamente aquilo que era feito, o profissional do século XXI tem essa peculariedade. O profissional do direito, particularmente da Magistratura, é o melhor representante desse trabalhador do século XXI, é aquele que pensa no que faz, pensa nas consequências do que está fazendo, o que pode se tornar, o que pode vir a ser, o que não pode vir a ser", destacou.

O juiz André Alexandre Happke, Coordenador da Extensão de Joinville, representou o Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Juiz Sérgio Luiz Junkes, dirigiu sua mensagem aos presentes desejando boas vindas a todos e apresentou o curriculo da palestrante da noite, Desembargadora Salete Sommariva.

Com o auditório lotado, a Desembargadora Salete Sommariva enalteceu a Magistratura e destacou sua visão de como deve ser o Magistrado na sociedade contemporânea. “A Magistratura é amor ao próximo, é respeito a sociedade, a Magistratura é uma das mais sublimes profissões, é o alicerce de uma sociedade justa e de um país democrático. No decorrer de suas atividades profissionais, vocês já como Magistrados, vão sentir todos os dias as dificuldades e as diferenças, mas continuem em suas jornadas sempre com a fé, e não desanimem nunca porque nós devemos manter sempre acesa em nossos corações a chama da esperança e a certeza de que chegaremos lá", sublinhou."Os Magistrados não são os operadores do direito que fazem as leis, mas o legislativo e muitas vezes essas leis surgem de uma forma totalmente desencontrada com a nossa realidade. Porque temos lá engenheiros, médicos, temos outros que não possuem graduação alguma, e eles estão fazendo a lei, e nós Magistrados temos que decidir de acordo com a lei, de acordo com aquilo que ele estabeleceu, e aí surge a grande dificuldade, surge o grande desencontro entre a lei e a justiça. Nós sabemos também que normalmente os legisladors são comprometidos politicamente, e muitas vezes as leis surgem favorecendo um grupo ou outro, e ao Magistrado cabe fazer uma verdadeira acrobacia para conseguir aplicar uma sentença justa. Eu diria que o Magistrado não pode ser um escravo da lei, jamais poderá julgar com base apenas no texto frio da lei, o Magistrado, como bem disse o Dr. Cláudio, deve refletir e pensar, não pode agir apenas como profissional que vai usar a ferramenta como se fosse única para realizar seu trabalho. Hoje nós vivenciamos um mundo tão controvertido, nós vivenciamos no nosso país lamentavelmente um tempo em que as diferenças sociais e culturais que existem em nosso país, e nós temos realmente que saber aplicar a lei. Talvez não a lei, mas a Justiça, é óbvio que não devemos nos afastar daquilo que nos é dado como instrumento de trabalho, mas eu diria que se fosse para julgar apenas no texto frio da lei, não haveria a necessidade de termos Magistrados", acrescentou.

Concretizando o projeto de interiorização da Esmesc, que objetiva disponibilizar seus Cursos àqueles que estão geograficamente distantes da sua Sede em Florianópolis, a Escola se orgulha em registrar que atualmente conta com extensões nas cidades de Blumenau, Canoinhas, Criciúma, Joaçaba e Joinville, atingindo 250(duzentos e cinquenta) alunos, número que tem crescido a cada dia, já que as inscrições para as Extensões de Canoinhas continuam abertas, e para a Extensão de Joinville, restam duas vagas em aberto.