Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados Assunto: Destaques da semana
Edição n° : 25 Data: 04/05/2010
VIII Encontro Estadual de Turmas Recursais

Nos dias 29 e 30 de abril foi realizado no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses o VIII Encontro Estadual de Turma Recursais, promovido pela Academia Judicial.

O evento destinado aos juízes que atuam nas Turmas de Recursos do Estado recebeu a orientação do Desembargador Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Coordenador Estadual dos Juizados Especiais – COJESC. Na ocasião foram discutidas temáticas sobre as “Implicações da Lei 12.153/2009 no Sistema Recursal dos Juízes Especiais Estaduais”, adotando sistemática de grupos de trabalho, os quais foram focados no aperfeiçoamento da minuta preliminar de Ato Regimental que regulamenta a tramitação do “Pedido de Uniformização de Interpretação da Lei”.

 

Reunião Técnica de Instalação da Residência Judicial 2010

Na manhã do dia 30/04, a Academia Judicial, realizou a Reunião Técnica de Instalação da Residência Judicial 2010, com os novos alunos do Módulo III da ESMESC.

O Diretor Executivo da Academia Judicial, Des. Jaime Ramos, deu as boas vindas aos Magistrados Orientadores e aos novos Residentes, enfatizando a importância do convênio firmado entre a Academia Judicial do TJSC e a ESMESC. Destacou-se que o programa da Residência foi criado pela ESMESC e, sua operacionalização foi viabilizada pela Academia Judicial, possibilitando-se o envolvimento dos Magistrados e a disponibilização da verba necessária para o pagamento da respectiva Bolsa. Diante disso, o Residente que desempenha suas tarefas junto ao Magistrado Orientador tem a oportunidade de aprender e também oferece um serviço especializado que pode ser aproveitado pelo Juiz.

O Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Juiz Paulo Ricardo Bruschi, também marcou sua presença na reunião, saudando os presentes e ressaltando que pensar na Residência é pensar no excelente nível da Magistratura Catarinense: “Estamos pensando na Magistratura de amanhã! A Residência dará mais tranquilidade aos nossos alunos, após assumirem uma vaga como Magistrados e a Academia Judicial nos permitiu realizar esse aprendizado”.

O Diretor Geral da ESMESC, Juiz Silvio José Franco, cumprimentando a mesa e, em especial aos Residentes, afirmou que nessa data eles iniciam o terceiro ano do Curso de Preparação à Magistratura promovido pela Escola, entrando-se na reta final de sua preparação para o Concurso da Magistratura. Destacou, ainda, que “O sucesso está vinculado à dedicação total do Residente e sua interação com o Magistrado Orientador. Não é somente uma relação de assessoria, mas também uma relação de aluno e professor”.

A Juíza Andréia Régis Vaz, Cooperadora da Vice Diretoria Executiva da Academia Judicial, falou sobre a importância da reunião, cujo principal objetivo é promover o encontro dos alunos com seus respectivos Orientadores, enfatizando que sua orientação para a nova turma, foi de desburocratizar o programa da Residência Judicial. Sendo assim, o Magistrado Orientador passou a ter mais autonomia para exercer a orientação, mantendo-se o principal objetivo da Residência, que é o estudo.