Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: Aula Patrimônio Público e Responsabilidade Fiscal
Edição n° : 351 Data: 16/05/2014
Aula - Patrimônio Público e Responsabilidade em Debate

Presidente do Tribunal de Contas ministra aula sobre responsabilidade fiscal

Nesta sexta-feira, 16, o Conselheiro Salomão Ribas Júnior, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), ministrou a aula “Patrimônio Público e Responsabilidade Fiscal”, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O evento faz parte do curso de atualização em Direito Público, direcionada aos procuradores e assessores jurídicos do município de Florianópolis.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (Esmesc), Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, do secretário da Fazenda de Florianópolis, Julio Cesar Marcellino Jr., e do prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior, que ressaltou a importância do debate. “Se todos trabalhassem na causa (contas públicas), teríamos um país melhor”, pontuou.

Durante a manhã, Ribas Júnior ressaltou as formas de exercício de poder – pelo temor, por compensação ou pela persuasão – e o seu impacto tributário. Ele destacou que todas as grandes revoluções registradas ao longo da história iniciaram, basicamente, devido a conflitos tributários. Ainda, segundo o Conselheiro, o Brasil tem uma organização social e tributária extremamente curiosa. “A tendência do brasileiro é da fuga do conflito e a busca por um acordo”, ressaltou.

.