Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: Debate Copa do Mundo coloca em xeque a cidadania brasileira
Edição n° : 354 Data: 26/05/2014
 
Debate em Florianópolis: Copa do Mundo coloca em xeque a cidadania brasileira

Na contagem regressiva para o início da Copa do Mundo, a Escola de Governança e Cidadania traz a Florianópolis o jornalista José Cruz, repórter esportivo em Brasília que há anos investiga e denuncia a corrupção no país do futebol. A aula-debate acontecerá no próximo dia 02 de junho, a partir das 19h30min, na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), com entrada gratuita.

O autor de um dos mais movimentados blogs esportivos do Brasil fará um diagnóstico da estrutura do esporte nacional e a conquista dos mega eventos como o Pan-2007, a Copa das Confederações, os Jogos Mundiais Militares, a Copa do Mundo de Futebol, a Olimpíada e a Paraolimpíada. Com a completa informação sobre esse cenário, o jornalista trará à discussão quais são os custos reais das obras (concluídas ou apenas prometidas) e quais serão de fato os legados deixados ao cidadão brasileiro.

Entre as informações coletadas por José Cruz destacam-se os relatórios de auditorias do Tribunal de Contas da União no Pan e nos preparativos para a Copa, que identificaram valores pagos para serviços não realizados ou pagamento em dobro para o mesmo serviço. “Isso demonstra o nível de corrupção com o dinheiro público, considerando principalmente que as empreiteiras estão, ao longo dos anos, entre as principais financiadoras de campanhas políticas. Parte do que o cofre público paga na obra superfatura, por exemplo, vai para o caixa de campanha disfarçado de ‘contribuição’ legal. Isso ocorre em prefeituras, governos estaduais e federal”.

O ministrante da aula-debate trabalha há 34 anos em Brasília, onde já atuou nas editorias de política e economia, antes de ingressar na reportagem esportiva. O jornalista cobriu os Jogos de Seul, em 1988, e Sydney, em 2000. Nessa última Olimpíada ingressou na investigação sobre "o dinheiro do esporte", desvendando o submundo de corrupção, que é a matéria-prima de seu blog, há cinco anos, no UOL Esporte.

 

ESCOLA DE GOVERNANÇA E CIDADANIA

A Escola de Governança e Cidadania (EGC) da Associação Catarinense Medicina (ACM) é a primeira instituição do gênero em sede associativa da categoria médica em todo o país. Com sede em Florianópolis, foi lançada no dia 10 de agosto de 2012, com a meta de possibilitar aos participantes o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira, princípios da cidadania plena, saúde, direito, ética, política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos e preservação ambiental, entre inúmeros outros. A participação das aulas mensais é aberta ao público (gratuitamente) e reúne profissionais das mais diversas áreas, de maneira especial médicos e operadores do direito.

Entidades parceiras e integrantes do Conselho Pedagógico da EGC:

Associação Catarinense de Imprensa – ACI

Associação Catarinense do Ministério Público – ACMP

Associação dos Magistrados Catarinenses – AMC

Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SC

Associação dos Juízes Federais do Estado de SC – AJUFES