Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados Assunto: Enfam abre inscrições para cinco cursos de educação a distância
Edição n° : 421 Data:24/09/2015

Enfam abre inscrições para cinco cursos de educação a distância

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu, no último dia 21, inscrições para 460 vagas em seis cursos de educação a distância destinados exclusivamente aos magistrados estaduais e federais. Os cursos serão realizados por meio da plataforma virtual da escola nacional.

Os interessados devem optar por apenas um curso entre os cinco temas oferecidos pela Enfam a saber: Depoimento especial de crianças e adolescentes; Gestão de pessoas; Gestão cartorária; Aspectos práticos e relevantes do direito previdenciário; Aspectos gerais do sistema penitenciário federal.

O inscrito que chegar ao final da ação educacional sem participação nas atividades propostas ficará impossibilitado de se inscrever em novo curso a distância oferecido pela Enfam pelo período de seis meses.

O curso Depoimento especial de crianças e adolescentes tem 60 vagas e carga horária de 40 horas/aula. Os participantes serão divididos em duas turmas. Com a ação educacional os magistrados devem desenvolver competências diversas sobre o tema, entre as quais a compreensão de conceitos e definições inerentes à diferença entre abuso, exploração sexual e pedofilia.

A ação educacional sobre Gestão de pessoas dispõe de 60 vagas divididas em duas turmas e carga horária de 40 horas/aula. O curso tem por objetivo instrumentalizar os magistrados para desenvolverem competências relativas à gestão e à liderança, focando o novo contexto de gestão de pessoas no âmbito do Poder Judiciário.

O curso Gestão cartorária terá 120 vagas divididas em quatro turmas e carga horária de 40 horas/aula. O objetivo da ação educativa é proporcionar ao magistrado o desenvolvimento de competências para que possa realizar as atividades do cartório com base no modelo de planejamento estratégico sugerido para a unidade.

Também serão oferecidas 120 vagas para o curso sobre Aspectos práticos e relevantes do direito previdenciário. Os participantes serão divididos em quatro turmas com duração de 40 horas/aula. Com o curso, o magistrado desenvolverá competências para compreender as principais categorias previdenciárias à luz do sistema normativo e da orientação jurisprudencial, entre outros.

A quinta ação educacional, sobre Aspectos gerais do sistema penitenciário federal oferecerá 100 vagas divididas em duas turmas e terá duração de 60 horas/aula. Os magistrados deverão ao final do curso ser capaz de adotar técnicas de gestão judicial para imprimir celeridade no procedimento de inclusão de presos em presídio federal.

Avaliação e certificação

A avaliação de aprendizagem dos magistrados ocorrerá durante o curso, com base na participação nas atividades propostas, que englobam trabalhos individuais e exposições nos fóruns de discussão formativa. Para a emissão do certificado ao participante será considerada a média de todos as pontuações das atividades realizadas.

Fonte: Enfam