Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados Assunto: Cursos Avançados
Edição n° : 48 Data: 22/06/2010
 
12ª Coordenadoria da AMC em Balneário Camboriú recebe Curso Avançado
 

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc, atendendo a solicitação da 12ª Coordenadoria da Associação dos Magistrados Catarinenses em Balneário Camboriú, promoveu mais um Curso Avançado “Novo Acordo Ortográfico e Redação Jurídica” no dia 18 de junho, tendo reunido 35 participantes. Dos Cursos Avançados realizados até o momento, este foi o que abrangeu o maior número de juízes, doze ao todo.

O curso propõe a incorporação das alterações indicadas pela reforma ortográfica na redação jurídica, além de relembrar as principais regras de uma escrita adequada, pois segundo Gabriel Perissé, em A arte da palavra:

Somos o que escrevemos!
Ler poemas pode nos ajudar a escrever qualquer tipo de texto,
do jurídico a uma tese de doutorado!
Ao escrever, ao ler, ao falar, ao ouvir,
estamos sendo edificados e identificados pelas palavras com que escrevemos,
pelas palavras que lemos,
pelas palavras com que falamos,
pelas palavras que ouvimos.
Por isso somos aquilo que escrevemos, as palavras nos revelam!

Os participantes do Curso colaboraram com conhecimentos complementando a apresentação da professora Msc. Célia Maria da Silva; destacando-se a participação do juiz Osvaldo João Ranzi da Comarca de Itajaí e do juiz aposentado Antonio Carlos Bottan, que antes de ingressarem na magistratura lecionavam, já que também são bacharéis em letras.

O próximo Curso Avançado “Novo Acordo Ortográfico e Redação Jurídica” está previsto para o dia 09 de julho em Florianópolis, atendendo a solicitação da 10ª Coordenadoria da Associação dos Magistrados Catarinenses com sede em Florianópolis.