Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: III Encontro de Alunos
Edição n° : 56 Data: 19/07/2010
 
 
 
Esmesc realiza o III Encontro Estadual de Alunos em Blumenau

Nos dias 16 e 17 de julho foi realizado o III Encontro Estadual de Alunos da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – Esmesc na Universidade Regional de Blumenau – FURB.  O evento contou com aproximadamente 100 participantes e teve o objetivo de congregar os alunos da sede, em Florianópolis e das Extensões em Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma e Joinville.

A abertura oficial do evento ocorreu no dia 16 de julho e foi feita pelo Juiz Silvio José Franco, Diretor Geral da Escola que cumprimentou os presentes, ressaltando a relevância do evento, reiterando a consolidação e permanência da parceria entre a Escola e a FURB. “A Escola tem projetos de incrementar seu Curso de Preparação em parceria com a FURB, estabelecendo o ingresso semestral dos alunos, que também são simultaneamente certificados em nível de especialização. Para nós é motivo de muito orgulho receber a todos”, afirmou o Diretor.

Na seqüência, o Magnífico Vice-reitor Universidade Regional de Blumenau – FURB, Doutor Romero Fenili saudou os presentes, em especial o Professor Feliciano Dias, Procurador Geral da FURB, relembrando o início da atual parceria, em 2008. Destacou ainda que a primeira extensão da Escola foi instalada em Blumenau no ano de 1992, e que no ano de 2010, conta com 80 alunos, sendo 50, no Módulo I e 30, no Módulo II.

Logo após a abertura, foi realizada uma Sessão Extraordinária da 3ª Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a presença dos Desembargadores Torres Marques, Alexandre d’Ivanenko e Moacyr de Moraes Lima Filho, bem como do Procurador de Justiça Jobél Braga de Araújo. Além de ter contato com esta importante atividade do Judiciário, os alunos participaram de um laboratório onde cada um dos presentes obteve uma experiência única, recebendo uma verdadeira aula prática da realidade do Direito Penal e Processual Penal Catarinense.

Em seguida, o Desembargador Geraldo Luiz Mascarenhas Prado da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, proferiu a palestra sobre “O processo penal brasileiro sob a ótica do Projeto de Lei 156 do Senado”, destacando a importância das inovações legais advindas de sua futura implementação.

Já a programação social foi marcada por um encontro na Choperia Expresso Blumenau na noite do dia 16 e com o almoço na Churrascaria Ataliba no dia 17, que contou com a presença de mais de 40 participantes.

A receptividade e o sucesso do III Encontro afirmam cada vez mais a importância da interiorização do Curso de Preparação à Magistratura da Esmesc.