Se não conseguir visualizar este informativo clique aqui
Para: Magistrados, Professores e Alunos Assunto: V JORNADA ESMESC
Edição n° : 84 Data: 01/10/2010
 
 
Jornada ESMESC discute cidadania e voto

A quinta edição da Jornada ESMESC, promovida pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina, ocorreu no último sábado dia 25 de setembro, e contou com a participação de magistrados, alunos da Escola e de diversas instituições de ensino superior catarinenses.

Nesta edição, devido ao momento político em que o Brasil está passando, com a proximidade das eleições e desejosa de promover uma discussão que possibilite um “despertar” para a reflexão, a Escola elegeu como tema:"Cidadania e Voto: uma discussão necessária".

A abertura dos trabalhos foi comandada pelo Diretor de Ensino, Juiz Cláudio Eduardo Régis de Figueiredo e Silva, que saudou os conferencistas convidados e demais participantes em nome da ESMESC, destacando a escolha do tema proposto diante do atual contexto nacional.

Para tratar sobre a temática proposta à luz da nossa Carta Magna, o professor da disciplina de Direito Constitucional da Esmesc, juiz Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, proferiu a conferência intitulada “Cidadania e Voto: Uma abordagem constitucional”, seguida de debate com os Advogados Rogério Duarte Silva e Ruy Samuel Espíndola, encerrando a programação da manhã.

À tarde, o professor da disciplina Estatuto de Magistratura e Ética, Juiz Volnei Celso Tomazini proferiu a conferência “Voto e cidadania: uma abordagem eleitoral”, e na sequência os advogados Alexandre Francisco Cavallazzi Mendonça e Mauro Prezotto contribuíram com um caloroso debate.

O encerramento da V Jornada ESMESC, ficou a cargo do Coordenador Científico do Evento, Professor Doutor José Isaac Pilati, que além de tecer considerações gerais sobre as conferências e debates realizados no dia, proferiu a conferência: “Cidadania e voto: uma discussão necessária”.